Consultoria de Negócios

Os consultores de negócios fornecem consultoria de gerenciamento para ajudar as organizações a melhorar o desempenho e a eficiência. Esses profissionais analisam empresas e criam soluções ao mesmo tempo em que ajudam as empresas a atingir seus objetivos. Os donos de empresas devem considerar a contratação de consultores de negócios quando precisam de ajuda ou perspectiva no caminho escolhido ou precisam de um catalisador para a mudança em suas empresas.

O que um consultor faz?

Há uma série de razões pelas quais os empresários devem considerar a contratação de consultores:

  • Especialização em um mercado específico
  • Identificar problemas
  • Suplementar o pessoal existente
  • Agente de mudança
  • Fornecer objetividade
  • Ensinar e treinar funcionários
  • Faça o "trabalho sujo", como a eliminação de pessoal
  • Revive uma organização
  • Criar um novo negócio
  • Influenciar outras pessoas, como lobistas

O primeiro passo para qualquer consultor de negócios é a fase de descoberta, onde o objetivo é aprender o negócio do cliente. Um bom consultor de negócios leva o tempo para aprender o máximo possível sobre o negócio, do proprietário e dos funcionários. Isso pode incluir fazer turnês pelas instalações, reunir-se com o conselho de administração e funcionários, analisar as finanças e ler todos os materiais da empresa. Durante este processo, o consultor de negócios descobrirá os detalhes da missão de uma empresa e quais as operações que estão em vigor.

Uma vez que uma compreensão aprofundada foi desenvolvida, um consultor de negócios entrou na fase de avaliação, onde o objetivo é identificar onde a mudança é necessária. Isso inclui identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como problemas atuais e previsíveis. Estes podem incluir problemas já vistos pela propriedade e gestão, e novos problemas vistos graças à objetividade do consultor de negócios. Um consultor de negócios também deve identificar oportunidades para crescer negócios, aumentar lucros e aumentar a eficiência.

Além de identificar esses problemas e oportunidades, um consultor de negócios também deve desenvolver soluções para problemas e planos para capitalizar as oportunidades. Talvez uma empresa tenha um departamento de vendas particularmente forte, mas um departamento de marketing fraco, sendo assim, essa é uma oportunidade para a empresa aumentar os recursos de marketing e capitalizar a equipe de vendas. Durante esta fase, é importante que o consultor e os funcionários da empresa mantenham comunicações abertas e claras.

O impacto geral de um consultor é que os clientes têm acesso a níveis mais profundos de experiência do que seria viável para eles manterem-se internamente.